terça-feira, 21 de junho de 2011

Se eles pudessem falar...

...eles falariam assim:


“Nós somos seus amigos, confidentes, seus companheiros. Partilhamos as suas vidas, e tudo o que te afeta, também nos afeta em algum grau.

Contamos com você para as nossas necessidades, e somos dependentes de você para nossa proteção e bem-estar.

Por favor, não nos façam mal, nós somos impotentes diante de você e à sua mercê. Vivemos, respiramos, sofremos, somos formas de vida consciente, portanto não somos joguetes para atender a conveniência e estilo de vida daqueles com quem nós escolhemos partilhar nossas vidas.

Quaisquer alterações que você fizer em nossos corpos devem beneficiar diretamente a nós, nunca por vaidade pessoal ou conveniência.

Muitos seres humanos se colocam acima de nós, e, na arrogância e ignorância, eles afirmam que somos seres inferiores e não temos alma e nenhum idioma, por isso não temos nenhum direito, nem nós merecemos direitos. A existência da nossa alma, nunca pôde ser comprovada, assim como a de vocês, e muitos de vocês simplesmente não entendem a nossa língua. Se você nos der mais do que apenas uma atenção superficial, podemos provar que temos uma alma, além disso, você pode aprender a nossa língua e têm a capacidade de se comunicar conosco.

Nos aceite e aprenda quem somos. Compreenda nossas necessidades, nos tratem com dignidade e tenha compaixão por nós quando somos incapazes de nos defender. Respeite-nos e ame-nos como indivíduos, e isto irá enriquecer a sua vida além de sua expectativa.

Temos o direito de ser membros da sua família.

Nós prosperamos na interação social, louvor e amor.

Temos o direito à estimulação.

Precisamos de novos jogos, brinquedos, novas experiências e novos cheiros para ser feliz.

Temos o direito de exercício físico regular.

Temos o direito de nos divertir.

Temos o direito a cuidados de saúde de qualidade. Por favor, nos leve ao nosso veterinário regularmente!

Temos o direito a uma boa dieta. Como algumas pessoas, não sabemos o que é melhor para nós. Nós dependemos de você.

Temos o direito de receber treinamento adequado. Caso contrário, o nosso bom relacionamento poderia ser marcada por confusão e discórdia, e poderíamos nos tornar perigoso para nós mesmos e aos outros.

Temos o direito à orientação e correção baseada na compreensão e compaixão, ao invés de abuso.

Temos o direito de viver com dignidade... E morrer com dignidade, quando chegar a hora.”


terça-feira, 7 de junho de 2011

Tosse dos canis

O frio começou, e com ele vem uma série de doenças, não só para nós, mas também para nossos peludos!

A traqueobronquite infecciosa canina, muito conhecida como tosse dos canis, é uma doença contagiosa, comum nesta época de frio, e que provoca infecção respiratória nos cães.

Os sintomas variam, mas o mais comum é tosse seca e repetida, de início agudo. A tosse é geralmente acompanhada por movimentos de esforço de vômito, que podem ser confundidos com engasgo. Além disso, esta tosse se torna mais evidente em momentos de exercício ou excitação.

A transmissão acontece por contato direto entre os cães, ou por contato indireto, isto é pelo ar, portanto, a doença é freqüente em locais onde ficam abrigados grandes quantidades de cães, como exposições, abrigos para animais, lojas, hospitais veterinários e instalações de pesquisa. A transmissão também pode ser feita pelas gaiolas, comedouros, bebedouros, funcionários, etc.

A prevenção dessa doença é feita por vacinas, tanto intranasais, quanto injetáveis. As injetáveis protegem os animais contra a doença, mas não contra a infecção, permitindo que permaneçam portadores. As vacinas intranasais apresentam proteção muito mais consistente, protegendo contra a infecção e contra a doença clínica.

Portanto, antes de você deixar seu cão em um canil, ou em contato com animais estranhos, aconselho a vacinação, embora esta não seja obrigatória. Além disso, os cães que apresentarem sintomas da doença devem ser separados dos demais, para evitar contágio.


Não se esqueçam, de levar seu animalzinho no veterinário para um check-up rotineiro, além de levar também sempre que aparecer um sinal diferente, pois é o médico veterinário que vai poder fazer o diagnóstico correto, e prescrever o tratamento ideal.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Declaração universal dos direito dos animais - UNESCO


1 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.

2 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.

3 - Nenhum animal deve ser maltratado.

4 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.

5 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve nunca ser abandonado.

6 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.

7 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.

8 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimescontra os animais.

9 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.

10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais.