terça-feira, 7 de junho de 2011

Tosse dos canis

O frio começou, e com ele vem uma série de doenças, não só para nós, mas também para nossos peludos!

A traqueobronquite infecciosa canina, muito conhecida como tosse dos canis, é uma doença contagiosa, comum nesta época de frio, e que provoca infecção respiratória nos cães.

Os sintomas variam, mas o mais comum é tosse seca e repetida, de início agudo. A tosse é geralmente acompanhada por movimentos de esforço de vômito, que podem ser confundidos com engasgo. Além disso, esta tosse se torna mais evidente em momentos de exercício ou excitação.

A transmissão acontece por contato direto entre os cães, ou por contato indireto, isto é pelo ar, portanto, a doença é freqüente em locais onde ficam abrigados grandes quantidades de cães, como exposições, abrigos para animais, lojas, hospitais veterinários e instalações de pesquisa. A transmissão também pode ser feita pelas gaiolas, comedouros, bebedouros, funcionários, etc.

A prevenção dessa doença é feita por vacinas, tanto intranasais, quanto injetáveis. As injetáveis protegem os animais contra a doença, mas não contra a infecção, permitindo que permaneçam portadores. As vacinas intranasais apresentam proteção muito mais consistente, protegendo contra a infecção e contra a doença clínica.

Portanto, antes de você deixar seu cão em um canil, ou em contato com animais estranhos, aconselho a vacinação, embora esta não seja obrigatória. Além disso, os cães que apresentarem sintomas da doença devem ser separados dos demais, para evitar contágio.


Não se esqueçam, de levar seu animalzinho no veterinário para um check-up rotineiro, além de levar também sempre que aparecer um sinal diferente, pois é o médico veterinário que vai poder fazer o diagnóstico correto, e prescrever o tratamento ideal.

4 comentários:

Mário Vinícius disse...

Quando ficamos doentes, ficamos para baixo e desejamos melhorar o mais rápido possível. Será que eles não merecem o mesmo?

Gisele disse...

gostei do comentário Mário...falou e disse

Anônimo disse...

Meus filhotes estão vacinados. Depois que um deles teve tosse é que fui descobrir o que era.
Minha dúvida é se é normal eles cheirarem alguma coisa e ficarem tipo com uma reação alérgica, parecem que ficam sem ar, respirando feito porquinho... não sei como explicar. Dura alguns segundos depois eles se recuperam kkkkkkk
Isso é normal Dani?
Beijos Renata (re_sakura)

Dani Castro disse...

Então Re, o que acontece é que com os diferentes odores, os cães ficam mais exitados, e isso aumenta a tosse mesmo... parecendo engasgados. na verdade isso vai acontecer sempre que eles ficarem exitados com alguma coisa, não só com odores. Beijinhos!

Postar um comentário