Bom, logo que comecei a escrever aqui no blog, eu disse que iria falar sobre raças de vez em quando, mas ainda não tinha escolhido nenhuma para começar, então fiz uma enquete no facebook, e entre as respostas, que variaram de SRD a Bulldog, o Golden Retriever foi o mais votado, então hoje vou escrever um pouquinho sobre esta raça.
Origem: A origem da raça é incerta, mas alguns citam que foi na Escócia, e outros na Inglaterra, e foi por volta da segunda metade do século XIX, quando criadores queriam um cão de porte médio que fosse hábil caçador, obediente, inteligente, calmo e fácil de treinar.
Para conseguir este resultado, várias raças foram cruzadas, entre elas o Flat-Coat, o Tweed Water Spaniel (raça extinta), Labrador, Setter Irlandês e Bloodhound.
No início estes cães eram usados para caça de aves selvagens. Hoje a raça ainda é usada para caça (bem pouco), mas seus principais usos são companhia e assistência a deficientes.
Características: O Golden Retriever é um cão robusto, com o corpo bem equilibrado e focinho, lábios e olhos escuros.
A pelagem tem tamanho médio, pode ser lisa ou encaracolada, com denso subpelo, resistente à água, e com tonalidades que variam do creme ao ouro. A cor vermelha, apesar de aparecer em alguns exemplares, não é aceita como padrão da raça. Além disso, a pelagem clareia à medida que o animal envelhece. Esta pelagem deve ser escovada com freqüência para que se mantenha saudável e bonita. Na época da muda, que ocorre de 6 em 6 meses, deve ser escovada com mais freqüência, evitando que perca pelos pela casa.
Seu peso geralmente varia entre 27 a 36 kg, e sua altura entre 51 e 61 cm na cernelha (pescoço).
Personalidade: Nos Estados Unidos, o Golden é mais popular que no seu país de origem, e é considerado o “cão familiar ideal”. Ele é relaxado, mas responsivo, calmo, mas alerta, sereno e sensível.
Como foi desenvolvido para devolver a caça, sua mordida é gentil e leve. É uma raça que raramente morde. Além disso, são especialmente pacientes com crianças, por serem extremamente pacientes, mansos e boa índole. Fazem amizade com todos, sendo afetuoso com estranhos e convivem com outros cães sem problemas.
Eles podem ser territorialistas e latir quando um animal ou pessoa estranha invadir seu território, mas por sua índole amorosa, o Golden não é um cão para a função de guarda.
São inúmeras suas características, mas talvez a principal seja a inteligência e a vontade de agradar ao dono. Possui grande facilidade para entender o que se quer dele e associar causa e consequência de seus atos. Por isso, é um cão muito fácil de ser treinado, e é muito usado em como guia de cegos e auxiliar na terapia de doentes físicos e mentais.
Possui excelente faro, portanto, muitos são usados pelas polícias para farejar drogas e auxiliar no resgate de sobreviventes em desastres.
O Golden adapta-se ao estilo de vida do dono, mesmo em locais pequenos. Em casa, procura sempre a proximidade dos familiares.
Apesar de não ser hiper-ativo, o Golden é um cão que precisa, e adora fazer exercícios físicos, como caminhadas, passeios ou mesmo provas de Agility. Adoram buscar bolinhas e brinquedos, além de serem exímios nadadores.
Saúde: Toda raça apresente predisposição a alguns problemas de saúde, e é muito importante você conhecer quais são esses problemas antes de levar seu filhote para casa, pois assim você tem a opção de procurar um criador que faça seleção de pareadores e matrizes (pais e mães dos filhotes) que não apresentes esses problemas, como a displasia coxofemoral.
A displasia coxofemoral ou displasia de cotovelo é um desses problemas. Outros problemas de saúde relacionados ao Golden é artrite, câncer, principalmente hemangiosarcoma e linfosarcoma, epilepsia e hipotireoidismo.
Bom, se eu continuar escrevendo, vou acabar fazendo um post gigantesco (na verdade este aqui já está gigante né?), portanto vou parar por aqui... para saberem mais sobre a raça, eu recomendo estes sites (em Ingles):
America kennel Club http://www.akc.org/breeds/golden_retriever/index.cfm
Golden Retriever Club of America: http://www.grca.org/
Se alguém tiver alguma dúvida, ou sugestão de raça para eu falar sobre, é só deixar aqui nos comentários. Mas já deixo avisado que a próxima raça sobre a qual vou falar é o Bichon Frisè... por motivos óbvios!!!!!
Beijinhos e até breve!!!!
3 comentários:
Dani, estou adorando seu blog!
Amo meu cãozinho Théo e por isso gostaria de pedir que você colocasse Yorkshire na sua lista de espera... hehehe
Beijo
Érica
Adorei! Falta do bichon, falta do maltês, falta do lhasa, falta o border collie, tem também os exóticos. rsrs
adorei!!!!
agora vc podia falar de dog alemao!!!!!
Postar um comentário